Robert Pollock Davison
nasceu em 16 de fevereiro de 1807, na cidade de North Shields, Northumberland.
Foi batizado no dia 29 de março na Christ Church, na
cidade vizinha de Tynemouth, mesma igreja em que foram batizados todos os seus
irmãos e sua mãe.
Seus pais residiam na
King Street em North Shield e seu pai era master mariner, de acordo com o
manuscrito de seu batismo (catálogo “England, Durham Diocese Bishop's
Transcripts” ref1).
Batismo de Robert Pollock Davison (1807)
Assim como seu pai,
ele também era marinheiro. Alguns destes dados foram fornecidos com exatidão
por documentos relacionados à solicitação do certificado de master mariner ref2
preenchidos pelo próprio Robert Pollock.
Robert Pollock se
tornou aprendiz de marinheiro em 1821, com 13 anos, no navio Doncaster.
The Merchant Navy is the maritime register of the United Kingdom, and
describes the seagoing commercial interests of UK-registered ships and their
crews. Merchant Navy vessels fly the Red Ensign. ref4
A merchant vessel or
trading vessel is a boat or ship that transports cargo or carries passengers
for hire. ref4
The Merchant Navy
has been in existence for a significant period in British history, owing much
of its growth to British imperial expansion. As an entity in itself it can be
dated back to the 17th century, where an attempt was made to register all
seafarers as a source of labour for the Royal Navy in times of conflict. That
registration of merchant seafarers failed, and it was not successfully
implemented until 1835. ref4
The merchant fleet
grew over successive years to become the world's foremost merchant fleet,
benefiting considerably from trade with British possessions in India and the
Far East. The lucrative trade in sugar, contraband (opium to China), spices
and tea helped to solidify this dominance in the 19th century. ref4
In the UK, the term
“Master Mariner” is reserved only for those who hold an unlimited master's
certificate. The term “unlimited” indicates that there are no limits on size,
power or geographic location on the certificate. It is the highest level of
professional qualification amongst mariners and Deck Officers in the British
Merchant Navy. In the British Merchant Navy a Master Mariner who has sailed
in command of an ocean going merchant ship will be titled Captain. ref4
|
A tabela abaixo mostra
a evolução de sua carreira na marinha mercante inglesa nos negócios
internacionais. Fez viagens para América, África, Índia e Austrália.
Vessel’s name
|
Port belonging to
|
Tons
|
Rank
|
In what trade
|
Date of service
|
Doncaster
|
New Castle
|
375
|
Apprentice
|
American and Baltic
|
1821 to 1824
|
Harmony
|
New Castle
|
300
|
Apprentice
|
Do.
|
1824 to 1825
|
Margaret
|
London
|
450
|
Chief Mate
|
Do.
|
1826 to 1826
|
Grecian
|
London
|
320
|
Chief Mate
|
Do.
|
1826 to 1826
|
John Barry
|
London
|
525
|
Chief Mate
|
Do.
|
1827 to 1829
|
Ocean
|
London
|
435
|
Captain
|
Sierra Leone
|
1829 to 1831
|
Eliza
|
London
|
384
|
Captain
|
Bermuda
|
1831 to 1835
|
Lady Kennaway
|
London
|
583
|
Captain
|
Indies
|
1836 to 1840
|
Agnes
|
London
|
691
|
Captain
|
N. S. Wales
|
1841 to 1843
|
Dryofre
|
London
|
340
|
Captain
|
Ichaboe
|
1844 to 1846
|
Argyle
|
London
|
585
|
Captain
|
America
|
1847 to 1849
|
Heart of Oak
|
London
|
329
|
Captain
|
Indies
|
1850 to 1851
|
Harbinger
|
London
|
Captain
|
Cape of Good Hope
|
1852 to 1854
|
Robert Pollock mudou-se para a região metropolitana de Londres em 1826, como mostra a relação dos portos dos navios em que trabalhou.
Em 1833 alguns jornais
anunciaram a saída do navio Eliza de Londres a Nova York levando imigrantes:
- The Norwich Mercury de 9 de março de 1833
- Berkshire Chronicle de 2 de março de 1833
- Bucks and Windsor Herald de 2 de março de 1833
- Sussex Advertiser de 4 e 11 de março de 1833
Jornal anunciando viagem do Eliza (1833)
A viagem anunciada
terminou no dia 1 de junho de 1833, após pouco mais de dois meses de navegação,
conforme manifesto de passageiros deixados em Nova York encontrado em uma busca
manual das imagens scaneadas dos registros deste ano no catálogo “New York Passenger
Lists, 1820-1891” do site Family Search ref1. A lista
de passageiros contém 57 imigrantes ingleses.
Depois o navio
retornou a Londres, de acordo com o jornal The Evening Post from New York de 14
de junho 1833 ref27.
Em 28 de julho de
1835, Robert Pollock fez outra viagem com o navio Eliza, desta vez levando 75
imigrantes ingleses para Nova York (catálogo “New York Passenger Lists,
1820-1891”) ref1.
O navio seguinte foi o
Lady Kennaway, que tinha três mastros e 584 toneladas, construído por Kid and
Company em Calcutta, em 1817. Em seus primeiros anos levava canhões e armas. ref32
Este navio é
apresentado no livro “Immigrant ships to Australia: A ninth book of paintings,
poetry and prose”, de Dacre Smyth (1992). Uma gravura deste navio foi pintada
em 1829 por J. W. Huggins e está a venda no site Grosvenor Prints ref36 por
£1,100.00.
Lady Kennaway em 1835
O navio foi utilizado
com mais frequência na rota leste da Índia. Em pelo menos quatro ocasiões, ele
foi fretado para transportar imigrantes para a Austrália, embora ele era
provavelmente mais conhecido na história da Austrália como um navio de
transporte de condenados ref32. Ele
levou mais de 850 condenados e mais centenas de emigrantes para a Austrália e
Terra de Van Diemen (atual Tasmânia). ref30
Foram encontradas três
viagens do navio Lady Kennaway para a Austrália e Tasmânia sob o comando de
Robert Pollock Davison.
No entanto, apesar
desta primeira viagem (1834/1835) ser atribuída a Robert nas fontes
apresentadas, tanto o seu certificado de Master Mariner como o manifesto de
imigração em Nova York indicam que em 1835 ele ainda tripulava o navio Eliza. O
livro de registros de viagens “The Asiatic journal and monthly register for
British and foreign India, China and Australasia” ref24 volume
15 confirma que neste ano o capitão do Lady Kennaway chamava-se Thomas Bolton.
Departure
|
Arrival
|
Transport
|
Sources
|
Cork, 27/10/1834
|
Hobart, Tasmania 13/02/1835
|
311 convicts
|
|
London, 11/06/1836
|
Sydney, NSW 12/10/1836
|
298 convicts
|
|
Leith Roads, 19/04/1838
Downs, 25/04/1838
|
Sydney, NSW
(Port Jackson), 11/08/1838
|
285 scottish immigrants
|
|
Já a viagem do navio
Lady Kennaway de 1836 foi realmente tripulada por Robert Pollock Davison. A
lista de prisioneiros transportados pode ser vista nos sites Claim a Convict ref34 e
Convict Records ref35.
A chegada a Sydney,
assim como as cidades de parada na volta são listadas em detalhe pelo “The
Asiatic journal and monthly register for British and foreign India, China and
Australasia” ref24 volumes
22 a 25. O retorno de Sydney passou por Madras (India), Penang (Malasia),
Madras novamente, Ganjam (India), Calcutta (Bengala) até chegar a Londres.
No dia 29 de junho em
Calcutta, Ellen Priestman embarcou no Lady Kennaway, após a morte do marido
William, chegando a Londres em 2 de dezembro de 1837. O volume 25 ref24 escreveu
sobre que na chegada do navio estavam a bordo as passageiras Mrs. Priestman e
Miss Stanistreet (talvez irmã dela). Robert e Ellen conheceram-se, portanto, em
Calcutta ou durante a viagem.
Seis meses depois, em
18 de dezembro de 1837, Robert Pollock Davison e Ellen Priestman conseguiram
uma licença especial de casamento (de acordo com Simon M.). Casaram-se no
dia 23 de dezembro de 1837 na igreja de St Ann, Limehouse em Middlesex County.
O fato foi reportado pelo London Morning Post de 5 de janeiro de 1838 ref9:
“MARRIED At St. Ann's Church, Limehouse, on the 23, Captain Robert
Pollock Davison, to Ellen Priestman, widow of the late Capt. Wm. Priestman, of
the ship Mary Hartley.”
A certidão de
casamento solicitada ao General Registration Office of UK (distrito de Stepney,
volume 2, página 384), por £9.90 confirma esta informação. Por sorte o registro
civil na Inglaterra teve início a partir do ano de 1837, que é exatamente o ano
em que eles se casaram. A certidão apresenta como pai de Robert Pollock o
marinheiro Robert Davison; como pai de Ellen o senhor John Stanistreet; e como
testemunhas James May Robison e E. Davison (possivelmente sua irmã Eleanor).
Certidão de casamento de Robert Pollock e Ellen (1837)
Em 1838, Robert levou
um grupo de 285 imigrantes para a Austrália no navio Lady Kennaway como
imigrantes por recompensa. Imigrantes por recompensa eram pessoas livres, que tinham
sido selecionadas por um agente, às quais foram dadas passagens gratuitas para
a Austrália e algum tipo de assistência para ajudá-las em sua nova vida nas
colônias. Esta era a maneira de assegurar jovens imigrantes, principalmente das
classes trabalhadoras ou comerciantes, que poderiam colonizar o novo país que
precisava desesperadamente de trabalho para garantir seu crescimento. Neste
grupo estavam os escoceses John Hellmrich, Margaret Mathieson e seu filho John
de seis meses de idade, como conta o site Yews to Eucalypts, escrito por um de
seus decendentes ref33.
Contraditoriamente, o
livro “The Asiatic journal and monthly register for British and foreign India,
China and Australasia” ref24 volume
26 descreve que a saída do navio em 25 de abril de 1838 levava priosioneiros
("Lady Kennaway, Davison, for N. S. Wales with convicts"). A lista de
passageiros pode ser vista no site History Australia ref31.
O navio Agnes é
descrito pelo livro “Lloyd's Register of British and Foreign Shipping” como uma
barca de 691 toneladas construída em 1839 em New Brunswick, que esteve sob o
comando do Cap. Davison em 1842 ref23.
O site Passenger Ships
Arriving in Australasian Ports ref25
apresenta a chegada do navio Agnes em Botany Bay, New South Wales (Austrália)
no dia 13 de fevereiro de 1842. O site esclarece que a informação foi obtida de
uma lista de agente de imigração denominada Bounty Immigrants from November
1841-September 2, 1849 (filme 2135).
Reforçando o dado
anterior, o jornal The Sydney Herald ref28 de 14 de
fevereiro de 1842 anuncia a chegada no dia anterior do navio Agnes tripulado
pelo Cap. Davison, com 228 imigrantes. O navio partiu de Liverpool no dia 1 de
novembro. O mesmo jornal, em 25 de abril de 1842 anunciou sua partida no sábado
anterior para Guam (Micronésia).
A bordo do navio
Dyofre, entre os anos 1844 e 1846, Robert viajava para a ilha de Ichaboe, no
sul da África.
An American sealing captain, Captain Benjamin Morrell, in 1832 wrote
in his (ghost-written) memoirs, A Narrative of Four Voyages, that the guano
deposits on Ichaboe Island were 25 feet deep. He averred that a $30,000
investment would produce in two years a profit of "from ten to fifteen
hundred per cent". ref4
Liverpool
businessman Andrew Livingston investigated the claim, with the result that a
guano rush developed. Exploitation began in 1841, and between 1843 and 1845
some 450 boats lay off Ichiboe as their crews retrieved over 300,000 tons of
guano. ref4
|
Em 1849 Robert voltou
a levar imigrantes a Nova York. No dia 28 de maio ele chegou ao porto de Nova
York com 220 imigrantes a bordo da barca Argyle, conforme encontrado no
manifesto de passageiros ref1.
Em 1851 a bordo do
navio Heart of Oak ele fez o trajeto Aden (Iemen) – Madras (India) – Calcutta
(Bengala) – Londres, conforme reportado pelo “The Indian News and Chronicle of
Eastern Affaires: 1851” ref 37.
Já no navio Harbinger,
um incidente envolvendo a desordem de dois marinheiros e suas punições foi
reportado pela mídia inglesa em 28 de agosto de 1852, nos jornais Cardiff and
Merthyr Guardian ref26 (abaixo)
e no Silurian de Cardiff, Merthyr ref9:
Thomas Higgins and John Creig, two decent looking seamen who form part
of the crew of the barque Harbinger, were charged by Mr. Robert Pollock
Davison, master of that vessel, with refusing to obey his lawful orders,
being engaged to perform a voyage from Cardiff to the Cape of Good Hope and
back to this country. Complainant said that on Friday both defendants refused
to do their duty and on Saturday expressed positive determination not to
proceed the voyage. The vessel was ready for sea; but could not go out in
consequence of the defendants’ conduct. The men said that the complainant
gave them stinking meat. The complainant admitted that the meat was tainted a
little: there was not much spare, but He ate it: ever since the first
complaint the men had had fresh meat. The men said that was not true.
Ultimately, John Craig consented to return to his duty on board; but Thomas
Higgins obstinately refused to do so, ans was sent to the House of Correction
for four weeks, there to be kept to hard labour. Mr. Williams expresses a
hope that the men would have no more tainted meat served out to them.
|
Existem histórias da família que dizem que Robert costumava fumar um grande cachimbo, no formato de uma concha, que parecia um saxofone. Ele ficava segurando com as mãos na base para aquecer no inverno, enquanto sentava no convés do seu navio. ref43
Nos anos de 1851 e
1854, Robert Pollock Davison recebeu certificados de Master Mariner pelos seus
28 anos de serviço ref2.
Certificados de Master Mariner de 1851
Certificados de Master Mariner de 1854
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