Origem da Família Davison

A origem que se conhece da família Davison data do século XVIII no nordeste da Inglaterra, próximo à fronteira com a Escócia. West Thirston e Felton são pequenos vilarejos do condado de Northumberland.

Os vilarejos estão separados pelo rio Coquet, que corre entre eles. O rio tem duas pontes: a ponte velha de Felton e a nova. A ponte velha só é utilizada por pedestres e é mantida como uma construção de interesse histórico. A nova ponte foi construída em 1926. A principal estrada entre Londres e Edinburgh passou durante séculos por West Thirston e Felton. Conhecida como “the Great North Road”, possuia muitas lojas, pousadas e artesãos ao longo do seu percurso ref7.

A cidade grande mais próxima é Newcastle upon Tyne, a 39 km ao sul e a fronteira com a Escócia fica a uma hora de distância ref4.

Felton is a good village, pleasantly seated on a steep declivity, which rises from the north side of the Coquet, 10 miles N. of Morphet, and 9½ miles S. of Alnwick. The houses are built on each side of the great North road, except a few which branch off at the south end of the village, where the Coquet is crossed by a good stone bridge of three arches, founded upon a rock of free-stone.West Thriston, on the south side of the river, contains the southern suburb of Felton. Formerly the banks on each side of the river were very steep. [...] The Church, which is dedicated to Saint Michael, stands on a pleasant eminence on the north side of the Coquet, at a short distance west of the village.
Parson and White Trade Directory, 1827 ref6


No final do século XVIII, Felton tinha uma população de 506 habitantes (261 homens e 245 mulheres) ref6. Esta população pequena diminuiu o risco de engano durante a pesquisa quanto a pessoas de sobrenome Davison não relacionados à família.

Sabe-se que a família Davison veio desta cidade através do registro de batismo de John Davison, que possui uma nota dizendo sobre seu pai: “native of Felton parish”. John Davison era irmão de Robert Pollock Davison, ambos serão vistos adiante.

Uma das principais avenidas de Felton é a Davison Avenue. Porém é provável que esta avenida tenha recebido o nome em homenagem a Alexander Davison (um homem de negócios e amigo do almirante Lord Nelson) ou a seu filho Hugh Percy Davison, que construíram um obelico no memorial de Nelson em Swarland ref4, ref8. Aparentemente não existe relação deles com a família Davison de Felton.

Mapa de Felton e West Thirston

Neste local viveu Robert Davison. Robert casou-se com Margaret Morrison em 6 de novembro de 1749 em Felton ref1. O registro de casamento mostra West Thirston como suas origens.

Casamento de Robert Davison e Margaret Morrison (1749)

Desde 1538 a igreja Anglicana registrava batismos, casamentos e falecimentos, apesar de poucos registros desta época ainda sobreviverem.  Entre 1754 e 1837 a lei inglesa obrigava todos (exceto judeus e protestantes) a se casarem na igreja e serem enterrados lá, na ausência de um cemitério civil. Cada comunidade possuia uma paróquia (parish). Muitos registros da igreja (Anglican Parish Registers) foram microfilmados e alguns transcritos e indexados.

A partir de 1837 todos os nascimentos, casamentos e falecimentos na Inglaterra e País de Gales deviam ter um registro civil. Existe o índice nacional (General Register Office Index), que é organizado alfabeticamente para cada trimestre do ano. Este índice fornece o nome da pessoa, o trimestre e o distrito onde o evento foi registrado.

Robert era alfaiate, e estava listado no Northumberland Militia List de 1762 ref6. Nesta lista apareciam os nomes e profissões dos homens entre 18 e 45 anos elegíveis a serem convocados a servir. 

Robert e Margaret tiveram um filho chamado William Davison, que foi batizado em Felton em 29 de setembro de 1751 ref1, ref2, além de outros filhos:

  • Elizabeth Davison                                                                         - 1750 (Felton)
  • William Davison                                                                           - 1751 (Felton)
  • Robert Davison                                                                             - 1753 (Felton)
  • John Davison                                                                                - 1755 (Felton)
  • Andrew Davison                                                                           - 1756 (Felton)
  • Humphrey Davison                                                                       - 1759 (Felton)
  • Mary Davison                                                                               - 1761 (Felton)

William casou-se aos 22 anos com Elenor Pollock, em 5 de setembro de 1774 na igreja de Felton (St. Michaels) ref1, ref2. Foram testemunhas do casamento Joseph Mellrose, George Taylor e Robert Pollock, pai de Elenor ref1. Robert Pollock era fabricante de sapatos, e também é listado no Northumberland Militia List de 1762 ref6

Casamento de William Davison e Elenor Pollock (1774)

Nota: Observa-se no manuscrito o uso da letra thorn ("Þ"), assemelhando-se a um “y”, utilizada até os primórdios do inglês moderno (early modern English). O thorn tornou-se o dígrafo "th" no inglês moderno. A abreviação "Þe" significa "the", "Þt" significa "that", "Þs" significa "this" e "Þu" significa "thou" (posteriormente "you").

O único filho conhecido deles chamou-se Robert Davison, batizado em Felton em 1º de outubro de 1775 ref1, ref2. É possível que a família tenha se mudado e outros filhos tenham nascido em outra cidade.

Todos estes registros de nascimento e casamento foram encontrados em manuscritos mantidos digitalmente no catálogo “Parish registers of Felton, Northumberland, 1653-1940”, que só podem ser acessados na igreja LDS; e também listados no catálogo “England, Northumberland, Felton, bishop's transcripts, 1765-1843” ref1.

Durante a Revolução Industrial a população cresceu mais que o normal, abastecendo as fábricas inglesas: se todo o século XVII foi necessário para que a população inglesa aumentasse de 4 milhões para 5 milhões, a partir do século XVIII, a casa dos 6 milhões foi alcançada em apenas 50 anos, em 1753. Em apenas 30 anos aumentou para 7 milhões. A revolução atraiu milhares de imigrantes, principalmente irlandeses. No  começo do século XIX um novo milhão de habitantes aparecia na Inglaterra a cada seis anos. ref5 

Do começo ao fim  do século XVIII, o consumo de açúcar por inglês passou de 1,8 quilo por ano para mais de 10 quilos, a quantidade de chá (por muito tempo uma raridade caríssima trazida do Oriente) quadruplicou, e a de café também. A carne também ficou mais barata por causa  da refrigeração que permitiu a importação de carne de lugares distantes. Nos primeiros cinquenta anos do século XIX, os trabalhadores ingleses passaram a considerar a carne como parte da dieta normal. ref5

Cortinas eram artigos reservados para palácios reais até o século XVII, chegaram  aos aristocratas ingleses no século XVIII e à classe média no auge da Revolução Industrial. Também foi assim com relógios de parede, pratos de porcelana, copos de vidro e móveis. Vestidos, casacos e camisas deixarem de ser artigo de luxo. Por causa da concorrência desleal dos moinhos e teares automáticos, o preço dos tecidos de algodão caiu 90%. ref5

Durante o século XIX,  o salário real de um inglês passou do equivalente a 18 para 70 gramas de prata: seis vezes o de um trabalhador de Milão. ref5

Robert casou-se com Jane Armstrong em 7 de novembro de 1804 em Kingston upon Hull, York ref2. Ela era filha de Ralph e Mary Armstrong, nascida em Tynemouth em 1782 ref1.

Tiveram os seguintes filhos, todos batizados em Christ Church, Tynemouth, que puderam ser visualizados no catálogo “England, Durham Diocese Bishop's Transcripts” ref1:

  • Robert Pollock Davison                                      - 1807 (Tynemouth)
  • Ann Davison                                                      - 1808 (Tynemouth)
  • William Davison                                                 - 1810 (Tynemouth)
  • John Davison                                                      - 1812 (Tynemouth)
  • James Davison                                                   - 1814 (Tynemouth)
  • Eleanor Davison                                                 - 1816 (Tynemouth)
  • William Carr Davison                                         - 1818 (Tynemouth)


Christ Church, Tynemouth

O parentesco entre Robert Pollock e seu pai foi descoberta na sua certidão de casamento, que será mostrada adiante.

Pelos registros de nascimento de Tynemouth, percebe-se que grande parte dos homens da cidades eram marinheiros ou trabalhavam com navios. Tanto Robert como seus filhos Robert Pollock e John foram marinheiros.

Robert faleceu em março de 1839, de acordo com o registro do distrito de Stepney, volume 2, página 313.

Toda a árvore de descendentes de John Davison foi encontrada no site Ancestry ref2 na família do usuário Simon M., que é trisneto de John. Informações trocadas com ele possibilitaram muitas descobertas sobre a família.

Esta é a foto mais antiga da família Davison, que mostra John Usher Davison (filho de John e sobrinho de Robert Pollock) e sua família em 1895. Seus filhos espalharam-se por vários territórios britânicos: África do Sul (Durban), India (Bombay) e Canadá (British Columbia).

John Usher Davison e família (1895)


No comments:

Post a Comment