Robert Pollock e Ellen - parte 1

Robert Pollock Davison nasceu em 16 de fevereiro de 1807, na cidade de North Shields, Northumberland. Foi batizado no dia 29 de março na Christ Church, na cidade vizinha de Tynemouth, mesma igreja em que foram batizados todos os seus irmãos e sua mãe.

Seus pais residiam na King Street em North Shield e seu pai era master mariner, de acordo com o manuscrito de seu batismo (catálogo “England, Durham Diocese Bishop's Transcripts” ref1).

Batismo de Robert Pollock Davison (1807)

Assim como seu pai, ele também era marinheiro. Alguns destes dados foram fornecidos com exatidão por documentos relacionados à solicitação do certificado de master mariner ref2 preenchidos pelo próprio Robert Pollock.

Robert Pollock se tornou aprendiz de marinheiro em 1821, com 13 anos, no navio Doncaster.

The Merchant Navy is the maritime register of the United Kingdom, and describes the seagoing commercial interests of UK-registered ships and their crews. Merchant Navy vessels fly the Red Ensign. ref4
A merchant vessel or trading vessel is a boat or ship that transports cargo or carries passengers for hire. ref4
The Merchant Navy has been in existence for a significant period in British history, owing much of its growth to British imperial expansion. As an entity in itself it can be dated back to the 17th century, where an attempt was made to register all seafarers as a source of labour for the Royal Navy in times of conflict. That registration of merchant seafarers failed, and it was not successfully implemented until 1835. ref4
The merchant fleet grew over successive years to become the world's foremost merchant fleet, benefiting considerably from trade with British possessions in India and the Far East. The lucrative trade in sugar, contraband (opium to China), spices and tea helped to solidify this dominance in the 19th century. ref4
In the UK, the term “Master Mariner” is reserved only for those who hold an unlimited master's certificate. The term “unlimited” indicates that there are no limits on size, power or geographic location on the certificate. It is the highest level of professional qualification amongst mariners and Deck Officers in the British Merchant Navy. In the British Merchant Navy a Master Mariner who has sailed in command of an ocean going merchant ship will be titled Captain. ref4

A tabela abaixo mostra a evolução de sua carreira na marinha mercante inglesa nos negócios internacionais. Fez viagens para América, África, Índia e Austrália.


Vessel’s name
Port belonging to
Tons
Rank
In what trade
Date of service
Doncaster
New Castle
375
Apprentice
American and Baltic
1821 to 1824
Harmony
New Castle
300
Apprentice
Do.
1824 to 1825
Margaret
London
450
Chief Mate
Do.
1826 to 1826
Grecian
London
320
Chief Mate
Do.
1826 to 1826
John Barry
London
525
Chief Mate
Do.
1827 to 1829
Ocean
London
435
Captain
Sierra Leone
1829 to 1831
Eliza
London
384
Captain
Bermuda
1831 to 1835
Lady Kennaway
London
583
Captain
Indies
1836 to 1840
Agnes
London
691
Captain
N. S. Wales
1841 to 1843
Dryofre
London
340
Captain
Ichaboe
1844 to 1846
Argyle
London
585
Captain
America
1847 to 1849
Heart of Oak
London
329
Captain
Indies
1850 to 1851
Harbinger
London

Captain
Cape of Good Hope
1852 to 1854

Robert Pollock mudou-se para a região metropolitana de Londres em 1826, como mostra a relação dos portos dos navios em que trabalhou.

Em 1833 alguns jornais anunciaram a saída do navio Eliza de Londres a Nova York levando imigrantes:
  • The Norwich Mercury de 9 de março de 1833
  • Berkshire Chronicle de 2 de março de 1833
  • Bucks and Windsor Herald de 2 de março de 1833
  • Sussex Advertiser de 4 e 11 de março de 1833

Jornal anunciando viagem do Eliza (1833)

A viagem anunciada terminou no dia 1 de junho de 1833, após pouco mais de dois meses de navegação, conforme manifesto de passageiros deixados em Nova York encontrado em uma busca manual das imagens scaneadas dos registros deste ano no catálogo “New York Passenger Lists, 1820-1891” do site Family Search ref1. A lista de passageiros contém 57 imigrantes ingleses.

Depois o navio retornou a Londres, de acordo com o jornal The Evening Post from New York de 14 de junho 1833 ref27.

Em 28 de julho de 1835, Robert Pollock fez outra viagem com o navio Eliza, desta vez levando 75 imigrantes ingleses para Nova York (catálogo “New York Passenger Lists, 1820-1891”) ref1.

O navio seguinte foi o Lady Kennaway, que tinha três mastros e 584 toneladas, construído por Kid and Company em Calcutta, em 1817. Em seus primeiros anos levava canhões e armas. ref32

Este navio é apresentado no livro “Immigrant ships to Australia: A ninth book of paintings, poetry and prose”, de Dacre Smyth (1992). Uma gravura deste navio foi pintada em 1829 por J. W. Huggins e está a venda no site Grosvenor Prints ref36 por £1,100.00.

Lady Kennaway em 1835

O navio foi utilizado com mais frequência na rota leste da Índia. Em pelo menos quatro ocasiões, ele foi fretado para transportar imigrantes para a Austrália, embora ele era provavelmente mais conhecido na história da Austrália como um navio de transporte de condenados ref32. Ele levou mais de 850 condenados e mais centenas de emigrantes para a Austrália e Terra de Van Diemen (atual Tasmânia). ref30

Foram encontradas três viagens do navio Lady Kennaway para a Austrália e Tasmânia sob o comando de Robert Pollock Davison.


Departure
Arrival
Transport
Sources
Cork, 27/10/1834
Hobart, Tasmania 13/02/1835
311 convicts
London, 11/06/1836
Sydney, NSW 12/10/1836
298 convicts
Leith Roads, 19/04/1838
Downs, 25/04/1838
Sydney, NSW
(Port Jackson), 11/08/1838
285 scottish immigrants

No entanto, apesar desta primeira viagem (1834/1835) ser atribuída a Robert nas fontes apresentadas, tanto o seu certificado de Master Mariner como o manifesto de imigração em Nova York indicam que em 1835 ele ainda tripulava o navio Eliza. O livro de registros de viagens “The Asiatic journal and monthly register for British and foreign India, China and Australasia” ref24 volume 15 confirma que neste ano o capitão do Lady Kennaway chamava-se Thomas Bolton.

Já a viagem do navio Lady Kennaway de 1836 foi realmente tripulada por Robert Pollock Davison. A lista de prisioneiros transportados pode ser vista nos sites Claim a Convict ref34 e Convict Records ref35.

A chegada a Sydney, assim como as cidades de parada na volta são listadas em detalhe pelo “The Asiatic journal and monthly register for British and foreign India, China and Australasia” ref24 volumes 22 a 25. O retorno de Sydney passou por Madras (India), Penang (Malasia), Madras novamente, Ganjam (India), Calcutta (Bengala) até chegar a Londres.

No dia 29 de junho em Calcutta, Ellen Priestman embarcou no Lady Kennaway, após a morte do marido William, chegando a Londres em 2 de dezembro de 1837. O volume 25 ref24 escreveu sobre que na chegada do navio estavam a bordo as passageiras Mrs. Priestman e Miss Stanistreet (talvez irmã dela). Robert e Ellen conheceram-se, portanto, em Calcutta ou durante a viagem.

Seis meses depois, em 18 de dezembro de 1837, Robert Pollock Davison e Ellen Priestman conseguiram uma licença especial de casamento (de acordo com Simon M.). Casaram-se no dia 23 de dezembro de 1837 na igreja de St Ann, Limehouse em Middlesex County. O fato foi reportado pelo London Morning Post de 5 de janeiro de 1838 ref9:

MARRIED At St. Ann's Church, Limehouse, on the 23, Captain Robert Pollock Davison, to Ellen Priestman, widow of the late Capt. Wm. Priestman, of the ship Mary Hartley.

A certidão de casamento solicitada ao General Registration Office of UK (distrito de Stepney, volume 2, página 384), por £9.90 confirma esta informação. Por sorte o registro civil na Inglaterra teve início a partir do ano de 1837, que é exatamente o ano em que eles se casaram. A certidão apresenta como pai de Robert Pollock o marinheiro Robert Davison; como pai de Ellen o senhor John Stanistreet; e como testemunhas James May Robison e E. Davison (possivelmente sua irmã Eleanor).

Certidão de casamento de Robert Pollock e Ellen (1837)

Em 1838, Robert levou um grupo de 285 imigrantes para a Austrália no navio Lady Kennaway como imigrantes por recompensa. Imigrantes por recompensa eram pessoas livres, que tinham sido selecionadas por um agente, às quais foram dadas passagens gratuitas para a Austrália e algum tipo de assistência para ajudá-las em sua nova vida nas colônias. Esta era a maneira de assegurar jovens imigrantes, principalmente das classes trabalhadoras ou comerciantes, que poderiam colonizar o novo país que precisava desesperadamente de trabalho para garantir seu crescimento. Neste grupo estavam os escoceses John Hellmrich, Margaret Mathieson e seu filho John de seis meses de idade, como conta o site Yews to Eucalypts, escrito por um de seus decendentes ref33.

Contraditoriamente, o livro “The Asiatic journal and monthly register for British and foreign India, China and Australasia” ref24 volume 26 descreve que a saída do navio em 25 de abril de 1838 levava priosioneiros ("Lady Kennaway, Davison, for N. S. Wales with convicts"). A lista de passageiros pode ser vista no site History Australia ref31.

O navio Agnes é descrito pelo livro “Lloyd's Register of British and Foreign Shipping” como uma barca de 691 toneladas construída em 1839 em New Brunswick, que esteve sob o comando do Cap. Davison em 1842 ref23.

O site Passenger Ships Arriving in Australasian Ports ref25 apresenta a chegada do navio Agnes em Botany Bay, New South Wales (Austrália) no dia 13 de fevereiro de 1842. O site esclarece que a informação foi obtida de uma lista de agente de imigração denominada Bounty Immigrants from November 1841-September 2, 1849 (filme 2135).

Reforçando o dado anterior, o jornal The Sydney Herald ref28 de 14 de fevereiro de 1842 anuncia a chegada no dia anterior do navio Agnes tripulado pelo Cap. Davison, com 228 imigrantes. O navio partiu de Liverpool no dia 1 de novembro. O mesmo jornal, em 25 de abril de 1842 anunciou sua partida no sábado anterior para Guam (Micronésia).

A bordo do navio Dyofre, entre os anos 1844 e 1846, Robert viajava para a ilha de Ichaboe, no sul da África.

An American sealing captain, Captain Benjamin Morrell, in 1832 wrote in his (ghost-written) memoirs, A Narrative of Four Voyages, that the guano deposits on Ichaboe Island were 25 feet deep. He averred that a $30,000 investment would produce in two years a profit of "from ten to fifteen hundred per cent". ref4
Liverpool businessman Andrew Livingston investigated the claim, with the result that a guano rush developed. Exploitation began in 1841, and between 1843 and 1845 some 450 boats lay off Ichiboe as their crews retrieved over 300,000 tons of guano. ref4

Em 1849 Robert voltou a levar imigrantes a Nova York. No dia 28 de maio ele chegou ao porto de Nova York com 220 imigrantes a bordo da barca Argyle, conforme encontrado no manifesto de passageiros ref1.

Em 1851 a bordo do navio Heart of Oak ele fez o trajeto Aden (Iemen) – Madras (India) – Calcutta (Bengala) – Londres, conforme reportado pelo “The Indian News and Chronicle of Eastern Affaires: 1851” ref 37.

Já no navio Harbinger, um incidente envolvendo a desordem de dois marinheiros e suas punições foi reportado pela mídia inglesa em 28 de agosto de 1852, nos jornais Cardiff and Merthyr Guardian ref26 (abaixo) e no Silurian de Cardiff, Merthyr ref9:

Thomas Higgins and John Creig, two decent looking seamen who form part of the crew of the barque Harbinger, were charged by Mr. Robert Pollock Davison, master of that vessel, with refusing to obey his lawful orders, being engaged to perform a voyage from Cardiff to the Cape of Good Hope and back to this country. Complainant said that on Friday both defendants refused to do their duty and on Saturday expressed positive determination not to proceed the voyage. The vessel was ready for sea; but could not go out in consequence of the defendants’ conduct. The men said that the complainant gave them stinking meat. The complainant admitted that the meat was tainted a little: there was not much spare, but He ate it: ever since the first complaint the men had had fresh meat. The men said that was not true. Ultimately, John Craig consented to return to his duty on board; but Thomas Higgins obstinately refused to do so, ans was sent to the House of Correction for four weeks, there to be kept to hard labour. Mr. Williams expresses a hope that the men would have no more tainted meat served out to them.

Existem histórias da família que dizem que Robert costumava fumar um grande cachimbo, no formato de uma concha, que parecia um saxofone. Ele ficava segurando com as mãos na base para aquecer no inverno, enquanto sentava no convés do seu navio. ref43

Nos anos de 1851 e 1854, Robert Pollock Davison recebeu certificados de Master Mariner pelos seus 28 anos de serviço ref2.

Certificados de Master Mariner de 1851

Certificados de Master Mariner de 1854


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