Origem da Família Stanistreet

A história da família Stanistreet começa por volta do ano 1700 em Liverpool na Inglaterra, com o nascimento de Thomas Stanistreet.

No início do século XVIII o comércio de escravos no Atlântico era um grande negócio. O papel do porto de Liverpool durante este período ajudou a cidade a crescer e se tornar um importante centro comercial. ref2

Thomas teve três filhos: Thomas, Andrew e William.

O filho chamado Thomas nasceu em 1717 na mesma cidade que seu pai.

Em algum momento Thomas decidiu se mudar para a Irlanda, onde se tornou organista na catedral de Lismore.

Thomas casou-se com Anne Nancy Dawson (nascida em 1731 em Castledawson, Londonderry, Northern Ireland) e tiveram 12 filhos:

  • Anne Stanistreet                                                                           - 1760
  • William Stanistreet                                                                       - 1761
  • Elizabeth Stanistreet                                                                     - 1764
  • Thomas Stanistreet                                                                       - 1765
  • Ellen Stanistreet                                                                            - 1765
  • Robert Stanistreet                                                                         - 1768
  • Jane Stanistreet                                                                            - 1769
  • John Stanistreet                                                                            - 1770
  • Richard Stanistreet                                                                        - 1773
  • Henry Dawson Stanistreet                                                             - 1775
  • Harold Charles Stanistreet
  • Lindsay Stanistreet

John Stanistreet, nascido em 1770 na Irlanda, trabalhou como coletor de impostos em Borrisoleigh, County of Tipperary.

John se casou com Ellen Sandes.

Toda a informação sobre a família Stanistreet até este ponto não tem prova documental. As pessoas e datas apresentadas foram encontadas na árvore genealógica do usuário “skrboyd” do site Ancestry ref2. Esta árvore mostrava Ellen Stanistreet (filha de John Stanistreet e Ellen Sandes) com dois casamentos: um certo capitão Priestman e outra pessoa de nome desconhecido, que deduzi se tratar de Robert Pollock Davison. Esta árvore nos revelou as três gerações de ancestrais de Ellen Stanistreet.

Ellen Sandes nasceu no ano de 1791, em uma pequena vila chamada Crosshaven, na Irlanda, com população atual de 2.000 habitantes.

Por volta de 1798 rebeldes irlandeses lutaram para ficarem livres do controle britânico. A revolta foi violenta e não teve sucesso. ref2

Em 1818 Ellen Sandes mudou-se para uma cidade portuária chamada The Cove of Cork, onde sua filha Ellen Stanistreet nasceu. A distância entre as duas cidades é de 20 km de carro.

De Crosshaven para The Cove of Cork

The Cove of Cork era uma cidade portuária no século XVIII. Foi renomeada para Queenstown em 1850, em comemoração à visita da rainha Victoria. Este nome permaneceu até o final da década de 1920, quando foi renomeada para Cobh (uma variação de Cove). Ela fica no condado de Cork. 
Atualmente Cobh tem uma população de não mais que 20.000 habitantes. ref4

The Cove of Cork, atualmete Cobh

As datas e cidades de nascimento de mãe e filha (Crosshaven e Queenstown) puderam ser descobertas graças ao censo britânico de 1861 ref1, apesar da dificuldade da grafia do documento. Um trabalho de suposições de nomes e pesquisa em lista de cidades irlandesas foi necessário. Finalmente os palpites foram confirmados quando olhando no mapa as duas cidades candidatas foram encontradas com menos de 20 km de distância uma da outra.


Censo Britânico de 1861

Nota: A abreviação Do que aparece em algumas linhas significa “ditto”, ou seja, idem à linha acima.
Ellen Stanistreet casou-se aos 18 anos com o capitão William Priestman do navio Mary Hartley em Cloyne (Irlanda) em 1836, alterando seu nome para Ellen Priestman ref9.

É provável que Ellen Priestman tenha embarcado no Mary Hartley em Cork, em 11 de dezembro de 1836, com destino a Calcutta com paradas em Cape (África do Sul) e Madras (India). A chegada aconteceu no dia 18 de maio de 1837. William Priestman faleceu um mês depois, no dia 18 de junho de 1837, em Calcutta. Estes dados foram obtidos nos livros “The Asiatic journal and monthly register for British and foreign India, China and Australasia” ref24 volumes 22 e 24.

Possivelmente nesta mesma viagem tenham ido seu irmão Thomas Dawson Stanistreet e sua irmã, de nome desconhecido, citada como Miss Stanistreet ref24. Thomas permaneceu em Calcutta, onde se casou em 4 de maio de 1850 ref2.

No comments:

Post a Comment